Tecnologia e Cultura Livre no Oeste Catarinense
O OeSC-Livre é o Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste Catarinense, um grupo de voluntários que procura organizar e mobilizar todos os profissionais, estudantes e interessados em tecnologias livres na região Oeste de Santa Catarina, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre os seus membros através de emails e fórum online, de eventos presenciais nas cidades da região, e interação virtual no canal #OeSC-Livre da rede IRC.FreeNode.net. (Como participar?)
Grupos de SC: SoLiSC, Blusol, Colméia - UDESC, CoNSoLi.
Hackerspaces de SC: Chapecó, Concórdia, Florianópolis

Fiquem ligados nas novidades!

Atividades Recentes

Confira abaixo as atividades recentes do grupo na região!

29/11/2014: Reunião de Colaboradores do Projeto Fedora

Mais uma grande tarde de sábado proporcionada pelo seu Grupo de Usuários de Software Livre favorito, o OeSC-Livre, é claro! Gurizada interessada e participativa se juntou na tarde do dia 29/11 pra conversar sobre o Projeto Fedora e aprender a dar os primeiros passos na criação de contas, ingresso em times de trabalho, etc. Na verdade foi o segundo encontro do gênero, o primeiro tendo sido uma conversa sobre o Fedora QA no dia 16/10. Como estas reuniões de trabalho no Fedora serão frequentes, criamos uma página para ir capturando fatos e fotos sobre o que anda rolando por lá.

20-25/10/2014: VI Semana Academica do Curso de Engenharia de Computação - Unoesc Joaçaba

Na figura dos colegas Eliezer Bernart, Diego Silva (professor da instituição) e Jackson Laskoski, o OeSC-Livre participou com palestras de mais uma semana acadêmica em instituições de ensino da região. Desta vez, o evento ocorreu na Unoesc Joaçaba e contou com diversos palestrantes convidados além da demonstração de trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos do curso de Engenharia de Computação. O evento foi muito bem organizado e a plateia atenta e participativa. Também foi mais uma oportunidade de divulgar o OeSC-Livre para acadêmicos que não conheciam o grupo. Para saber mais, clique aqui.

11-12/10/2014: Pwn2Win CTF

No final de semana passado ocorreu o Pwn2Win CTF, um Capture the Flag que continha na Organização vários membros do OeSC-Livre. Foi uma competição de segurança da informação memorável, com duração de 24 horas consecutivas, e que testou a habilidade de dezenas de times, através de diversos desafios, em busca da melhor e mais técnica equipe de infosec do país. Veja os vencedores aqui!

25-27/09/2014: Participação na FACE 2014

Neste ano participamos novamente da FACE, ganhando um espaço privilegiado e gratuito para tentarmos preencher da melhor maneira possível. Tínhamos 6 projetos em mente, mas infelizmente poucos se concretizaram. Ainda assim, acredito que conseguimos mais uma vez representar bem as tecnologias livres, com projetos, conversas e palestras. Confira as fotos postadas no Facebook! Fica aqui o nosso agradecimento, em nome do OeSC-Livre e dos Hackerspaces da região, aos organizadores da FACE 2014 pelo voto de confiança, e também a promessa de melhorar nossa participação na feira a cada ano. Obrigado!

29-31/05/2014: V Boot UNOESC Xanxerê

Os membros do OeSC-Livre Jackson Laskoski e Eliezer Bernart estiveram presentes no V Boot na UNOESC Xanxerê, apresentando palestras e prestigiando os demais colegas interessados em tecnologia da região. Parabéns aos Profs. Rosicler Felippi Puerari, André Luiz Forchesatto e Natan Spricigo, que organizaram um belo evento que só recebeu elogios!

26/04/2014: FLISoL Chapecó 2014

Tradicionalmente no quarto sábado de Abril acontece o FLISoL por toda a América Latina, e mais uma vez o Oeste Catarinense esteve representado. Tivemos um ótimo sábado de tecnologia lá na UNOESC, em um evento muito bem organizado pelo nosso membro Álisson Bertochi e o tradicional colaborador do grupo, Prof. Tiago Zonta. Tivemos palestras, oficinas práticas, Install Fest, sorteios de brindes e muita troca de conhecimento e experiência. Certamente fechou com chave de ouro os eventos do grupo no primeiro semestre. Aqui estão todas as informações sobre o evento, inclusive com fotos e relatos variados ao final da página. Parabéns aos organizadores, palestrantes e participantes. Foi mais um sábado épico!

29/03/2014: Arduino Day 2014

O Arduino Day aconteceu no dia 29 de março em Chapecó, como parte do movimento global de comemoração dos 10 anos deste projeto de extremo sucesso no mundo do Hardware Livre. O evento foi realizado pela Unoesc em parceria com o OeSC-Livre, XAP Hackerspace e várias Instituições de ensino da região, como o IFSC, UFFS e SENAI. Com certeza foi um evento que provou que a união das Instituições faz a força, pois foi um sucesso em todos os sentidos, começando pelo grande público, apresentação de projetos divertidos e palestras de alto nível técnico, como a proferida pelo Fábio Olivé, sobre a Anatomia do Bootloader do Arduino (optiboot). Para ver as fotos do evento, clique aqui!

15/03/2014: III Encontro Catarinense de LibreOffice

O III Encontro Catarinense de LibreOffice aconteceu nos dias 14 e 15/03/2014 nas dependências da UnC-Concórdia. O evento foi realizado pela SoLiSC e Comunidade LibreOffice Brasil em parceria com o OeSC-Livre tendo como apoiadores a CIASC e editora Novatec. A abertura do evento foi realizada na noite de sexta-feira (14/03), com a palestra “Software Livre nas Empresas”, proferida pelo Klaibson Ribeiro, com enfoque na migração de suítes office proprietárias para o LibreOffice e outros aplicativos open-sources. Na oportunidade, a organização do evento registrou cerca de 130 participantes - alunos do curso de Sistemas de Informação da UnC-Concórdia, de outras universidades, empresários, professores e comunidade em geral. Continue lendo...

Notícias mais antigas.

Eventos Futuros

Atualize-se sobre as atividades em planejamento!

11/04: V Encontro TecLand - Infosec eXtreme Edition:
Dia 11 de abril ocorrerá a quinta e última edição do Encontro TecLand, na UCEFF Faculdades, em Chapecó/SC. O evento é beneficente, sendo os 2kg de alimentos arrecadados nas inscrições, entregues à Entidades Assistenciais da região. Com certeza será a edição mais extrema de todas, não só no âmbito das palestras de altíssimo nível, mas também na possibilidade dos participantes fazerem um belo networking com os presentes (CTF Players, Entusiastas, Estudantes e Profissionais de Infosec). Inscrições abertas até 07/04, veja aqui.

25/04: FLISOL Chapecó 2015:
Chamada de trabalhos aberta, envie e-mail para natanmai2 at gmail.com.

Navegação
Ferramentas