Tecnologia e Cultura Livre no Oeste Catarinense
O OeSC-Livre é o Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste Catarinense, um grupo de voluntários que procura organizar e mobilizar todos os profissionais, estudantes e interessados em tecnologias livres na região Oeste de Santa Catarina, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre os seus membros através de emails e fórum online, de eventos presenciais nas cidades da região, e interação virtual no canal #OeSC-Livre da rede IRC.FreeNode.net. (Como participar?)
Grupos de SC: SoLiSC, Blusol, Colméia - UDESC, CoNSoLi.
Hackerspaces de SC: Chapecó, Concórdia, Florianópolis

Fiquem ligados nas novidades!

Atividades Recentes

Confira abaixo as atividades recentes do grupo na região!

11-12/10/2014: Pwn2Win CTF

No final de semana passado ocorreu o Pwn2Win CTF, um Capture the Flag que continha na Organização vários membros do OeSC-Livre. Foi uma competição de segurança da informação memorável, com duração de 24 horas consecutivas, e que testou a habilidade de dezenas de times, através de diversos desafios, em busca da melhor e mais técnica equipe de infosec do país. Veja os vencedores aqui!

25-27/09/2014: Participação na FACE 2014

Neste ano participamos novamente da FACE, ganhando um espaço privilegiado e gratuito para tentarmos preencher da melhor maneira possível. Tínhamos 6 projetos em mente, mas infelizmente poucos se concretizaram. Ainda assim, acredito que conseguimos mais uma vez representar bem as tecnologias livres, com projetos, conversas e palestras. Confira as fotos postadas no Facebook! Fica aqui o nosso agradecimento, em nome do OeSC-Livre e dos Hackerspaces da região, aos organizadores da FACE 2014 pelo voto de confiança, e também a promessa de melhorar nossa participação na feira a cada ano. Obrigado!

29-31/05/2014: V Boot UNOESC Xanxerê

Os membros do OeSC-Livre Jackson Laskoski e Eliezer Bernart estiveram presentes no V Boot na UNOESC Xanxerê, apresentando palestras e prestigiando os demais colegas interessados em tecnologia da região. Parabéns aos Profs. Rosicler Felippi Puerari, André Luiz Forchesatto e Natan Spricigo, que organizaram um belo evento que só recebeu elogios!

26/04/2014: FLISoL Chapecó 2014

Tradicionalmente no quarto sábado de Abril acontece o FLISoL por toda a América Latina, e mais uma vez o Oeste Catarinense esteve representado. Tivemos um ótimo sábado de tecnologia lá na UNOESC, em um evento muito bem organizado pelo nosso membro Álisson Bertochi e o tradicional colaborador do grupo, Prof. Tiago Zonta. Tivemos palestras, oficinas práticas, Install Fest, sorteios de brindes e muita troca de conhecimento e experiência. Certamente fechou com chave de ouro os eventos do grupo no primeiro semestre. Aqui estão todas as informações sobre o evento, inclusive com fotos e relatos variados ao final da página. Parabéns aos organizadores, palestrantes e participantes. Foi mais um sábado épico!

29/03/2014: Arduino Day 2014

O Arduino Day aconteceu no dia 29 de março em Chapecó, como parte do movimento global de comemoração dos 10 anos deste projeto de extremo sucesso no mundo do Hardware Livre. O evento foi realizado pela Unoesc em parceria com o OeSC-Livre, XAP Hackerspace e várias Instituições de ensino da região, como o IFSC, UFFS e SENAI. Com certeza foi um evento que provou que a união das Instituições faz a força, pois foi um sucesso em todos os sentidos, começando pelo grande público, apresentação de projetos divertidos e palestras de alto nível técnico, como a proferida pelo Fábio Olivé, sobre a Anatomia do Bootloader do Arduino (optiboot). Para ver as fotos do evento, clique aqui!

15/03/2014: III Encontro Catarinense de LibreOffice

O III Encontro Catarinense de LibreOffice aconteceu nos dias 14 e 15/03/2014 nas dependências da UnC-Concórdia. O evento foi realizado pela SoLiSC e Comunidade LibreOffice Brasil em parceria com o OeSC-Livre tendo como apoiadores a CIASC e editora Novatec. A abertura do evento foi realizada na noite de sexta-feira (14/03), com a palestra “Software Livre nas Empresas”, proferida pelo Klaibson Ribeiro, com enfoque na migração de suítes office proprietárias para o LibreOffice e outros aplicativos open-sources. Na oportunidade, a organização do evento registrou cerca de 130 participantes - alunos do curso de Sistemas de Informação da UnC-Concórdia, de outras universidades, empresários, professores e comunidade em geral. Continue lendo...

Notícias mais antigas.

Eventos Futuros

Atualize-se sobre as atividades em planejamento!

Comece a pensar em atividades de fim de ano, e mande sugestões pro grupo!

Navegação
Ferramentas