Essa é uma revisão anterior do documento!


I BootCamp OeSC-Livre em Concórdia/SC

Com o apoio da Universidade do Contestado, campus Concórdia, na figura do Prof. Coordenador Max Pezzin, e com o empenho do nosso reconhecido membro concordiense Jackson Laskoski, teremos no Sábado dia 24/09/2011 o I BootCamp OeSC-Livre em Concórdia. O evento se realizará no AUDITÓRIO PRINCIPAL (prédio da biblioteca) da Fundação Universidade do Contestado, a partir das 14h.

  • Responsável pelo OeSC-Livre: Jackson Laskoski
  • Responsável pela UnC-Concórdia: Max Pezzin
  • Local: Auditório Principal da UnC
  • Data: 24/09/2011
  • Hora: 14h até 17h
  • Certificado de Participação: Opcional e SEM CUSTOS. O certificado será expedido no dia do evento pela própria coordenação do curso de SI da universidade.

Palestras

Horário Palestra
14h00 Uso eficiente da linha de comando com os shells do Unix
Fábio Olivé Leite
15h00 Portal Social — Uma nova forma de ajudar
Marcos Luiz
16h00 Zabbix: Gerenciamento centralizado, monitoramento distribuído
Jackson Laskoski

Feedback do evento

Conforme programação original, o evento aconteceu no auditório principal da instituição e teve cerca de 25 expectadores (todos receberam certificado de participação expedido pela própria universidade).

No início dos trabalhos, tanto o Fábio Olivé, quanto o Jarbas (colega aqui do OeSC que encontrava-se dentre os expectadores/apoiando o evento) e o Jack fizeram questão de utilizar os primeiros 20 minutos para falarem sobre a concepção do nosso grupo e da importância de todos os profissionais de TI participarem ativamente do mesmo. Não só “consumindo palestras”, mas também e principalmente propondo e ajudando a organizar eventos. Qualquer integrante do OeSC-Livre tem total liberdade para organizar um pequeno BootCamp na sua universidade ou cidade e divulgar aqui na lista. Os BootCamps são eventos pequenos (de 2 à 4 bate-papos), cuja intenção é “trocar idéias”, num formato mais informal, sobre qualquer tecnologia livre.

Na seqüência, o Fábio Olivé (Gerente de Engenharia de Suporte da Red Hat) iniciou sua palestra com a temática “Uso eficiente da linha de comando com os shells do Unix”, na qual abordou uma série de características e dados históricos das Unix-Shells. Foi uma palestra muito interessante e rica em exemplos práticos voltadas à Bash (por questões óbvias). O Olivé falou com bastante propriedade sobre o funcionamento dos comandos internos e externos da Shell e das possibilidades da Bash quando da elaboração de funções mais elaboradas (como Shell Scripts, por exemplo). O assunto estava tão empolgante que acabou excedendo um pouco o horário (até porque havíamos começado mais tarde, devido a parte introdutória).

Sendo assim, o colega Marcos Luiz (Desbravador de CCO) iniciou sua palestra “Portal Social - Uma nova forma de ajudar” por volta das 16:30 horas. O Marcos apresentou o seu projeto/software (desenvolvido com tecnologias de código fonte aberto), cujo objetivo é fornecer um portal público para aproximar “projetos sociais” e iniciativas de colaboração, dos eventuais doadores. O Marcos fez questão de demonstrar o funcionamento do software que se mostrou muito rico em detalhes e recursos. No final de sua fala o Marcos Luiz disse que pretende disponibilizar o portal na internet até o final do ano, além de abrir o projeto para futuros colaboradores (desenvolvedores, auditores e divulgadores).

Por fim, o colega Jackson Laskoski (Diretor Técnico da ConexTI) iniciou sua fala sobre “Zabbix: Gerenciamento centralizado,monitoramento distribuído”, procurando demonstrar os principais recursos da plataforma de monitoramento e gerenciamento de rede Zabbix, sob o ponto de vista corporativo, quando se tem muitas redes geograficamente dispersas ou se atende à muitos clientes distintos. Apesar de introduzir genericamente a temática dentre os que resistiam na platéia, a palestra focou sensivelmente no módulo “Zabbix Proxy” que permite monitorarmos estruturas computacionais bem grandes e dispersas com baixo overhead de pacotes.

O evento acabou por volta das 18:00 horas.

Ainda em tempo, gostaríamos de estender novamente os agradecimentos ao Profº Max (coordenador do curso de SI) pelo apoio ao evento.

Download dos slides das palestras

Navegação
Ferramentas